Símbolos Básicos do Origami (Parte 1)

22/03/18 | Símbolos Básicos

Símbolos Básicos do Origami: O Que São?

Ao começar a fazer duas dobraduras, você se irá se deparar com alguns símbolos básicos do origami nos diagramas que conseguir. A grande maioria é bem simples de entender, pois mesmo não sabendo da simbologia, visualmente e também instintivamente, você consegue solucionar a dobra.

Mas, para te auxiliar a compreender melhor este mundo do origami, resolvemos explicar algumas simbologias básicas, que além de ajudar na compreensão dos esquemas, te dará mais segurança em diagramas mais complexos.

Existem muitos outros símbolos básicos do origami, mas hoje vamos começar com dois que parecem simples, mas que ao compreender, você pode perceber algum erro que já tenha cometido.

Linha do Vale

Símbolos Básicos do Origami

Esta é a linha tracejada padrão, e todos os origamis utilizam essa linha. Ela é a peça fundamental da dobradura, pois faz o papel se curvar para dentro, com suas pontas para fora. Sempre que você se deparar com essa linha, saiba que sua dobra é interna, como nas imagens abaixo:

Símbolos Básicos do Origami
Símbolos Básicos do Origami
Percebeu como é? E o inverso dela é a Linha da Montanha.

Linha da Montanha

Símbolos Básicos do Origami

Quando você encontrar essa linha, a dobra que irá fazer será ao contrário da anterior. Ou seja, quando antes você dobrava as pontas para fora e o meio do papel ia para dentro, agora as pontas irão para dentro, com o vinco da folha indo para fora, como no esquema acima.

E essa linha tracejada com dois pontos e um tracinho simboliza graficamente a dobra.

Como no exemplo acima, temos um bem prático: uma parte da folha é dobrada para fora (significando uma montanha) e outra para do papel é dobrado para dentro (significando um vale).

Conhecer bem esses dois símbolos básicos do origami é fundamental para melhorar sua compreensão e já se preparar para dobraduras mais complexas, que requerem mais atenção nessas detalhes.

Agora que você já aprendeu esses símbolos, os próximos origamis ficarão bem mais simples, né?

E se você gostou dessa dica de hoje, não deixe de compartilhar com seus amigos e em suas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Venha saber mais!

Cadastre-se em nossa lista e tenha acesso aos nossos conteúdos com muito mais rapidez.

Assine Nossa Newsletter!

Assine Nossa Newsletter!

Junte-se à nós e receba as melhores novidades em diagramas e outras informações sobre Origamis. Sempre com um passo a passo para você!

Obrigado pela sua inscrição! Veja seu e-mail e confirme sua assinatura em nossa lista.

Pin It on Pinterest

Share This